Moda: Tendências para estares in em 2021

— Ou será que para estares in em 2021, estás in nas décadas passadas?

Beatriz Marcelino
5 min readMar 26, 2021

A moda está em constante movimento. Ao longo dos tempos é possível verificar uma viagem cíclica por este mundo que é a moda, os anos mudam, as modas mudam, inovam, mas também regressam.

A palavra moda significa, segundo o dicionário priberam:

A moda pode, então, ser coletiva, mas provém de um ponto de início.

Anos 20,

“o desenvolvimento de um guarda-roupa feminino mais conveniente e moderno foi uma tendência importante da década de 1920 e foi alcançado através da simplificação progressiva do vestuário à medida que a década avançava — uma rejeição da formalidade e das múltiplas camadas a favor do conforto e de um efeito mais natural e mais leve.” — Jayne Shrimpton no livro Fashion In The 1920s (historiadora de Moda)

Os braços de fora pela primeira vez, as pernas igualmente de fora, os decotes vincados para a época, e os tecidos de seda eram tendência. A partir daqui a moda era mais livre — assim se intitulam os “Loucos anos vinte”.

20s

Anos 60, a moda mais rebelde, deixando para trás a moda “bem comportada” dos anos 50, onde saias rodadas e silhuetas ampulheta, dominantes dessa década, deram lugar às minissaias, casacos de cabedal, jeans e calças cigarette, looks rock ’n’ roll, tanto para mulher como para homem. Começam a notar parecenças com a atualidade da moda? Bem, vamos então continuar esta viagem.

60s

Anos 80, a regra era não passar despercebido! Ousadia, versatilidade e excentricidade são palavras que podem descrever a moda dos anos 80. E foi tanto o sucesso, que muitas das tendências da época estiveram de regresso em 2018 e continuam presentes em 2021… Mas fiquem atentos ao que vos conto já a seguir e verifiquem por vocês mesmos! Blazers com ombreiras, calças de cintura alta, padrões geométricos, cabedal, coletes, calças wide-leg, mocassins e tantas mais tendências!

80s

Anos 90, roupa colorida, oversize, padrões, a liberdade e jovialidade da moda! A geração da série FRIENDS, marcada pela influência da diversidade, todos os estilos tinham a sua oportunidade. T-shirts sobrepostas de vestidos justos, hoodies largos, jeans largas, e ganga, ganga, ganga, muita ganga na década de 90. O estilo grunge caracterizado pelo xadrez, flanela, jeans rasgadas e largas. Sim… conseguem-se identificar neste preciso momento? Nos dias de hoje? Pois fiquem para ler mais à frente se ficaram curiosos! Ah! Então e os conjuntos, peças iguais em cima e em baixo, o casaco igual às calças, pois é! Mais uma referência!

90s

— A moda evolui, modifica-se, mas recicla-se!

Estamos no ano de 2021, e desde os anos 90 que existiram muitas mudanças na moda mas é possível dizer que cada vez mais estamos a incorporar o passado da moda!

Tendências essenciais de moda 2021

Este ano, podemos afirmar que estamos perante um revival de tendências, tanto da década de 60, como principalmente das décadas de 80 e 90!

As peças essenciais no armário passam por uma diversidade de estilos, na verdade. O que é incrível! — Porque no fundo todos os gostos podem ser tendência.

Blazers oversize, com ombreiras, padrões xadrez, tanto nos blazers, como em camisas de flanela. SIM! O clássico blazer dos anos 80 está completamente in e usa-se de diversas formas! Aberto ou fechado, sobreposto ou como vestido, o blazer tornou-se numa peça que permite cada vez mais dar asas à criatividade nos looks!

Combinar peças iguais? — Sim, alerta trend! Já devem ter reparado que o xadrez nos conjuntos de peças iguais em cima e em baixo é também uma forte tendência deste ano, mas assim como, os sets de fato lisos, casaco e saia, casaco e calção, casaco e calças, as combinações são uma super trend!

Jeans wide-leg, com ou sem rasgões, ou mesmo calças clássicas wide, na verdade, o largo, o à vontade e o confortável, veio em força para ficar este ano.

Ainda duvidas que para estares in em 2021 estás in nas décadas passadas?

A Cátia Carriço, Stylish & Fashion Producer, Digital Media Manager e Digital Creator, portuguesa, deixa-te umas palavras que te tiram todas as teimas, quanto ao peso das tendências na sociedade, bem como, quanto ao que afinal gerou este, cada vez mais, revival da moda, e agora em 2021.

“Afinal porque é que as tendências existem e têm um peso na forma como nos vestimos?

Quando penso nisso, a verdade é que, apesar de sermos pessoas individuais, com a nossa personalidade e estilo próprio, temos um sentimento presente de necessidade de “pertencer” a uma sociedade, a uma comunidade. Precisamos de sentir que estamos inseridos socialmente e a moda, enquanto forma de expressão pessoal, ajuda-nos a transmitir aos outros que estamos, de alguma forma, inseridos. Lembro-me, nos anos 90, na minha adolescência, que a maioria usava umas calças de ganga Levis e umas Dr. Martens, porque se não usasse, tinha aquele sentimento de “excluído” de um grupo que “tem estilo e sabe se vestir”. Obviamente, que é um comportamento muito típico de um adolescente, digamos que à medida que amadurecemos não somos tão influenciados, mas continuamos com essa necessidade de “estar inserido”.

Tendências 2021

As tendências dos anos 80, 90, voltaram, porque acredito que quem dita agora as tendências, que são os designers de moda, os maiores estilistas do mundo, é uma geração que viveu a sua adolescência nessas décadas e existe um sentimento muito saudosista que os impulsiona para o que os marcou nessa época.
Blazers maxi, ombreiras, calças largas, cinturas subidas, mangas bufantes, marcam as principais tendências para 2021. Surgem de uma forma “repaginada”, modernizada, mas que são o reflexo de uma geração que viveu e sente essas décadas como ninguém.” — Cátia Carriço, testemunho pessoal

Agora que chegaste até aqui, já estás in em 2021? Ou vais a correr aplicar as dicas?

--

--

Beatriz Marcelino

20 | Marketing, Advertising and PR student | Fashion Enthusiast